Tecnologias para o e-commerce B2B e B2C

Acompanhe no artigo quais as tecnologias são mais adequadas para cada modelo de negócio se você está interessado em investir no comércio eletrônico.

Unified commerce e a experiência de compra

Uma verdade inconteste é que o varejo mudou. As empresas estão promovendo as adaptações – B2B, B2C ou B2B2C, em ambientes em que quase todos os pedidos são influenciados digitalmente. Ter uma solução para esse gerenciamento de pedidos multicanal e seus macroprocessos é o primeiro passo rumo ao “unified commerce”.

A entrega deve ser personalizada na forma e tempo desejados pelos consumidores. Não importa se eles precisam hoje ou depois, ou estejam dispostos a esperar mais para diminuir o impacto no meio ambiente, suas estratégias de atendimento, vendas e suporte devem ser consistentes com estas demandas.

Os dispositivos móveis são mais que apenas um canal, são a plataforma de envolvimento dominante entre todos os canais. A capacidade de manter a promessa omnichannel, de forma lucrativa, é cada vez mais fundamental para os líderes de varejo.

Para escolher o modelo de atuação de sua loja virtual o elemento principal é definir o público-alvo. O modelo B2C é voltado para o usuário do produto ou serviço, já o B2B tem como foco outras empresas, clientes corporativos ou revenda.

As necessidades desses públicos são distintas e específicas, por isso a plataforma deve estar adequada aos objetivos de cada modelo de negócio.

Uma operação B2C, por exemplo, costuma lidar com um tráfego maior do que o do e-commerce B2B, que, por sua vez, lida com volumes de pedidos maiores.

Existem sistemas de gerenciamento de pedidos com capacidade para permitir a operação dos dois modelos, como já dissemos, portanto, é possível atender o consumidor final e vender para as empresas.

O importante é que o OMS ofereça as funcionalidades adequadas para cada situação e permita a personalização das configurações para a loja.

Neste caso, soluções mais robustas são ideais, pois permitem ao gestor ter mais tempo para se dedicar também às estratégias do negócio.

É preciso sempre ter em mente que as diferentes demandas exigem monitoramento do processo de vendas e a implementação de melhorias contínuas.

Cada detalhe da operação é importante para reter os clientes e oferecer experiências de compra positivas, independente do modelo do e-commerce e da tecnologia da plataforma.

No modelo B2C são relevantes para o consumidor as promoções especiais, o valor do frete e as condições de entrega. No modelo B2B há o maior volume de vendas e compra em escala, o que resulta em maior nível de exigência em função do atendimento de normas, leis e controle de qualidade e a gestão de riscos.

Rumo à transformação digital

A despeito dessa nova realidade do varejo, a maioria das soluções tecnológicas disponíveis são projetos provenientes do século passado – bem antes de a nuvem ser concebida – e elaboradas quando o transporte entre os centros de distribuição era complexo.

São ferramentas ultrapassadas, difíceis de utilizar e suas estruturas de dados são monolíticas e requerem amplo suporte manual para implantar configurações e atualizações para aumentar a escalabilidade. Suas interfaces não respondem de forma satisfatória e são inconsistentes.

Portanto, as tecnologias na nuvem lideram uma nova era de softwares desenvolvidos para serem implementados e utilizados em qualquer lugar. São indispensáveis para impulsionar a transformação digital e ajudar empresas a construir e migrar ferramentas essenciais e centrais do negócio.

Um OMS permite que você “enxergue” todo estoque disponível, as transações dos clientes e orquestre – em tempo real – os pedidos em toda empresa.

Entender e controlar as etapas e processos permite avaliar eficiência e custo de logística, custos operacionais e satisfação do cliente em toda esteira.

O OMS it4 360 integra o varejo online, lojas físicas, transportadoras, WMS e ERP, tudo isso na nuvem. Desde o recebimento do pedido até a aceitação de devoluções.

Nossas soluções são inovadoras porque são elaboradas com tudo que há de mais recente em design e processos, e entregues em uma única plataforma de aplicativo.

Eficiente, moderno e escalável, o it4 360 é um sistema de gerenciamento de pedidos  projetado para atender às demandas dos varejistas omnichannel que recebem pedidos de centenas ou mesmo milhares de lojas, marketplaces, fornecedores drop-ship, armazéns e muito mais.

Com o it4 360, os varejistas têm o comando e o controle completos das transações dos clientes, visibilidade e disponibilidade de inventário e orquestração de pedidos em toda a empresa – tudo em tempo real.

Nossa tecnologia usa o aprendizado de máquina para considerar todas as opções de atendimento e, em simultâneo, avaliar o desempenho do produto, implicações geográficas, custos financeiros, custos operacionais e satisfação do cliente para escolher a opção mais rentável para atender às expectativas dos consumidores.

O it4 360 é indiscutivelmente mais avançado do que as plataformas de pedidos legadas. Essas se tornaram obsoletas, exigem amplo suporte manual para implantar configurações e atualizações. Como a maioria foi projetada visando um ERP ou outro específico, as interfaces não conversam entre si e são inconsistentes precisando de soluções paralelas para serem inseridas na operação.

Nosso OMS fornece as ferramentas que os varejistas necessitam para criar uma organização ágil, poderosa e totalmente otimizada, adaptada à realidade atual das compras.

O it4 360 respeita todas as regras de negócio que sua marca certamente já possui, principalmente em âmbito fiscal, pois somos um OMS independente de plataformas, Erps e soluções de cadeia de fornecimento.

Presente na nuvem e desenvolvido em microsserviços, o it4 360 é projetado para o varejo omnichannel, com funcionalidades atualizadas e sempre focado em eficiência para o seu negócio.

Com essa tecnologia, as barreiras entre os canais foram vencidas. Assim, os recursos são universais, disponíveis para qualquer membro da sua equipe, em qualquer local, a qualquer momento, com uma única solução.

Quer acompanhar em tempo real o desempenho da sua operação, seja no e-commerce, na logística, ou na retirada, ou envio pelas lojas? É possível.

Deseja utilizar diferentes estoques, transportadoras ou ERPS diferentes dentro do seu Ecossistema? É possível.

Quer desenvolver um marketplace utilizando os franqueados, licenciados como sellers? Também é possível.

O it4 360 oferece à sua equipe o comando de todos os aspectos das operações omnichannel – na matriz, no SAC ou na loja.

Essa integração fornece a mesma visão holística dos consumidores, histórico e suas transações – independentemente do canal – com recursos de gerenciamento de casos, monitoramento de redes sociais e comunicação.

Independente do seu modelo de negócio, se você deseja total controle da operação com um sistema de gestão de pedidos, o OMS it4 360 é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões com dinamismo e total independência.

Fale com um de nossos especialistas e descubra as vantagens que o it4 360 pode oferecer para o seu negócio.

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