O Omnichannel definitivo dos big players do varejo

Omnichannel vai muito além da velocidade de entrega

A pandemia acelerou o processo de transformação do comércio e fez com que os varejistas se adaptassem às novidades do setor, especialmente as demandas dos consumidores.

Ao passo que o e-commerce cresce, as marcas focam no atendimento em âmbito online e a pressa em diminuir o tempo de entrega, acaba sendo a principal influência para as ofertas e para os processos de Omnichannel.

Ainda que a conveniência e a velocidade sejam fatores decisivos, na medida em que as empresas buscam pelo destaque entre os concorrentes, outros pontos também são importantes.

Isso significa que Omnichannel vai muito além da velocidade no processo de entrega. Veja só.

1 – Atendendo os desejos dos consumidores

A ominicanalidade também possibilita melhor produtividade geral no estoque, velocidade para os consumidores e evita remarcações relevantes.

Ainda que sejam benefícios importantes e múltiplos, alguns desafios precisam ser enfrentados, fazendo necessário uma plataforma de cadeia de suprimentos unificadas que turbine as ofertas Omnichannel, um ponto imprescindível para as empresas durante 2022.

2 – O consumidor de hoje demanda controle sobre o processo

Hoje, é necessário proporcionar a possibilidade de visualizar o total das remessas e dar controle sobre como, quando e em quais lugares acontece a entrega das mercadorias.

Embora isso tenha aspecto de B2B, não é.

Conforme o consumidor exige esse nível de visibilidade, acabou virando uma regra para qualquer empresa, sendo B2B ou B2C.

Entenda que antes de fazer a escolha de comprar algo, o consumidor deseja compreender se tem a quantidade disponível de produtos no estoque para que o pedido seja atendido.

Além disso, saber quando e onde o pedido pode ser entregue também acaba sendo um dado crucial.

Desse modo, quando o pedido é realizado, o consumidor procura realizar certo controle, checando, acrescentando e retirando itens, ou tendo a alternativa de mudar o local e o método de entrega.

Tudo isso sem que seja necessário de um call center.

O consumidor precisa ter opções de entrega, ele gosta de escolher e as empresas precisam dispor as várias alternativas, como:

— Domicílio;
— Ponto de retirada;
— Escritório;
— Loja física.

Então, não importa qual é a opção, o ponto principal da questão é a necessidade em ofertar para os clientes diferentes opções e ser ágil e flexível nas cadeias de suprimentos para adaptar essas demandas de entrega.

3 – Ser aliado do meio ambiente importa

Hoje em dia, o cliente espera que a marca das quais consome divulgue os seus principais valores.

O consumidor deseja que essas empresas façam um compromisso para melhorar o planeta. Desse modo, a sustentabilidade acaba sendo um ponto determinante para os negócios.

Portanto, em um cenário de transformações relevantes para empresas conscientes ambientalmente, esse ponto não é algo que deve ser deixado de lado ao levar em conta as vantagens dos recursos Omnichannel.

O comércio global é indispensável para a qualidade de vida de bilhões de indivíduos ao redor do planeta e esse fato não deve ser deixado de lado.

Ainda que esse mercado nunca chegue a ser completamente verde, não indica que as formas de ser mais sustentáveis devem ser deixadas de lado.

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