O Omnichannel definitivo dos big players do varejo

E-commerce + Marketplace

Atualmente, o marketplace é uma das principais tendências no espaço do e-commerce.

Afinal, para as empresas, essa é uma estratégia bem vantajosa, já que:

  1. O custo de implementação acaba sendo consideravelmente baixo;
  2. O valor agregado desse modelo de negócio é benéfico para experiência do cliente.

Desse modo, a quantidade de marketplaces não para de crescer e, consequentemente, o mercado fica mais competitivo.

Isso indica que o marketplace é o modo de negócio de e-commerce com maior importância? Entenda

De forma geral, o marketplace está em uma excelente posição no imaginário dos consumidores, devido aos cases de sucesso, famosos mundialmente, como a Amazon, por exemplo.

Ademais, os empreendimentos estão notando tal tendência. A Gartner, grupo global líder em pesquisas e consultorias, em 2020, percebeu o aumento de 100% em consultas sobre o marketplace.

Certamente, considerar esse modelo de negócio é importante, dado que, por meio de marketplaces, os varejistas poderão ampliar as vendas para várias regiões, realizando a integração de sellers terceirizados, sem a responsabilidade de:

— Infraestrutura ou logística;
— Propriedade de estoque.

Outra informação revelada pela Gartner em pesquisa com negócios de e-commerce, é que a maioria dos empreendedores desse setor aguarda crescimento de suas empresas no marketplace.

Acontece que para competir nesse mercado, é necessário compreender que as empresas de varejo estão com operações de marketplace bem grande e bastante ousadas.

Como é esse cenário para empresas pequenas?

Para os empreendedores de qualquer lugar do mundo, os marketplaces passaram a ser um tipo de negócio excelente.

É uma possibilidade de vender em diferentes espaços online sem que seja preciso fazer direcionamento de tráfego para as suas próprias páginas.

Além disso, enquanto os marketplaces são os responsáveis por parte ou todas as despesas de entregas, pagamentos e promoções, as empresas pequenas, que vendem nesses espaços, assumem o risco da compra de estoque para conseguir tal exposição e lucros potencialmente melhores.

Os empreendimentos ainda contam com a possibilidade de realizar vendas em mais de um marketplace.

Embora essa estratégia dificulte tanto o controle do estoque, como também dos pedidos, as vantagens que o Omnichannel pode oferecer contornam essas dificuldades.

Esse conceito é uma das maiores tendências do setor de e-commerce e o seu crescimento é exponencial.

Afinal, qual é o futuro do e-commerce e marketplace?

Ainda é o começo de um processo de cooperação, os clientes da VTEX questionados em entrevista, apontaram o Omnichannel e outras tendências ao discutir sobre os marketplaces e encaram essa forma de negócio como o passo inicial e racional de seus planos de e-commerce.

O crescimento do marketplace é real, pois as empresas vão poder expandir as ofertas e crescer de maneira exponencial sem arriscar muito.

Hoje em dia, pessoas de fora do e-commerce encaram o marketplace como uma onda controlada por algumas marcas grandes ao redor do mundo.

Por outro lado, no ritmo que os empreendimentos, novos e definidos, estão adotando esse modelo de negócio, pode acabar resultando que os marketplaces serão o firmamento dos planos de e-commerce em um futuro bem próximo.

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