Motivos para integrar o e-Commerce ao ERP

Ter a gestão integrada dos processos da empresa através de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é a garantia de controle de todos os setores, e receita essencial para o sucesso nos negócios. Essa máxima também vale para o e- Commerce, que consegue resultados muito mais relevantes quando funciona integrado ao sistema de gestão que gerencia os demais processos da empresa. Veja abaixo algumas vantagens de se integrar o e-Commerce ao ERP:

Agilidade no monitoramento e análise dos KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores de Performance) são os indicadores que estão diretamente alinhados com os objetivos do negócio. Através de sua análise, é possível mensurar resultados e definir ações que se refletem diretamente nas receitas da empresa. Indicadores como Traffict Sources (de onde os usuários estão vindo), Impressões (número de vezes que o anúncio é exibido), Click Throughts (número de cliques), Sessões (número de visitas na página), Opt-Out (número de descadastros), Open Rate (taxa de abertura) e CPC (custo por clique), quando bem monitorados, podem oferecer insights importantes para a gestão da empresa. O SAP Business One, um dos melhores ERPs disponíveis no mercado, sai na frente ao oferecer a Business Intelligence (BI) embutida, o que garante ao gestor acesso fácil e rápido na análise dos KPIs. Essa é uma vantagem e tanto para melhorar a performance de seu e-Commerce.

Precisão sobre as atividades gerenciais e operacionais

Um bom ERP, como o SAP Business One, absorve, trata, automatiza e integra informações de diferentes setores e etapas do processo gerencial e administrativo, possibilitando que os dados da empresa transitem sem interrupções entre os departamentos. Tudo isso permite um melhor controle da operação. Por exemplo: com a geração de um relatório de vendas preciso, é possível verificar qual produto possui maior demanda, ajustando estoques e logística de entregas e, consequentemente, oferecendo um serviço de maior qualidade ao cliente.

Controle de estoque

O controle de estoque e vendas é um dos grandes benefícios conquistados ao integrar o e-Commerce ao ERP. Os relatórios de vendas gerados pelo ERP possibilitam identificar quais produtos possuem maior demanda, o que leva a maior organização de compras para atender melhor aos clientes. Isso vale tanto para sua página do e-Commerce quanto para marketplaces e PDVs (pontos de lojas físicas).

Cadastro de produtos

A integração com o ERP possibilita a exportação de dados de produtos e todos os cadastros relacionados do sistema da empresa para a base do e-Commerce. Com ela, você integra SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque), marcas e fabricantes, entre outros registros, tornando a administração dos pedidos e das vendas muito mais ágil e precisa.

Obrigações fiscais

O cumprimento de obrigações fiscais fica muito mais fácil ao integrar o e-Commerce ao ERP. A emissão e a entrega de documentos obrigatórios da legislação brasileira, como CT-e (conhecimento de transporte eletrônico) MDF-e (manifesto eletrônico de documentos fiscais), além, é claro, das NF-e, são automatizadas e todos os dados entram imediatamente no sistema, facilitando o controle.

Emissão de Notas Fiscais

Sem automatização, o processo de emitir notas fiscais pode ser demorado, além de ficar suscetível a erros humanos. Esse é um risco que um e-Commerce em processo de expansão não deve correr. Com o comércio eletrônico integrado ao ERP é possível calcular automaticamente e com facilidade os valores dos impostos e gerar notas fiscais relativas a cada produto. Tudo isso agiliza as vendas, o que contribui para firmar a boa reputação de sua empresa.

Roteirização e acompanhamento de pedidos

A roteirização das entregas é essencial para reduzir o custo logístico, melhorando a eficiência do negócio. Ao integrar o e-Commerce ao ERP é possível usufruir de funcionalidades do sistema, planejando melhor as estratégias de entregas, inclusive com a escolha dos modais e trajetos mais eficientes. Além disso, com a integração ao ERP da empresa o acompanhamento dos pedidos do e-Commerce também é facilitado. Utilizando as ferramentas de roteirização do SAP Business One você reduz os custos de contratação de fretes, reduz o ciclo de planejamento de montagem de cargas e consegue maior precisão das previsões de entregas.

CRM integrado

O bom gerenciamento dos contatos do cliente com a empresa é uma estratégia vencedora para aumentar as vendas. E o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é a melhor solução para garantir uma atuação eficiente nessa área. Ao utilizar as funcionalidades do CRM integrado ao ERP, seu e-Commerce ganha mais agilidade no contato com os clientes, e é possível acompanhar a evolução de qualquer contrato, desde o pré-venda ao pós-venda. A integração também possibilita o acesso ágil ao histórico do cliente, informação valiosa tanto para o consultor, no caso de um atendimento de venda ou prospecção de negócios, quanto para o gestor, que consegue ter um controle maior sobre como se desenvolve a operação de sua empresa.

Mobilidade

A agilidade na resposta aos clientes e a capacidade de gerenciar a operação por diferentes plataformas são funcionalidades cada vez mais buscadas no mundo dos negócios. O SAP Business One, através de seu aplicativo, possibilita o gerenciamento de sua empresa por dispositivos móveis – tablets, smartphones, etc. Para conquistar mais rapidez também na administração de seu comércio on line, o que pode garantir mais vendas e lucros, a melhor escolha é integrar o e-Commerce ao ERP.

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